Saul Hudson, mais conhecido como Slash (Stoke-on-Trent, 23 de julho de 1965), é um guitarrista de rock, músico, compositor e produtor britânico. Tornou-se conhecido pelo seu trabalho no Guns N' Roses, e já tocou também em sua própria banda, a Slash's Snakepit; atualmente integra o Velvet Revolver, com os ex-companheiros do Guns N' Roses: Duff McKagan e Matt Sorum. Sua guitarra preferida é a Gibson Les Paul.
Possui entre suas marcas registradas cobrir seu rosto com a longa cabeleira, usar uma cartola, solar e correr, tocar enquanto fuma um cigarro, influência do blues. Seu reconhecimento fica por conta de suas composições que, "teoricamente", não são tão complexas, mas a sua habilidade faz com que ele adicione um "toque" a mais mesmo em músicas simples. Seus solos também são conhecidos por trazer de volta as influências do blues, na linha do rock dos anos 70, fugindo da tendência de sua época.
Biografia
Segundo ele, Slash foi um apelido dado por Seymour Cassel (pai de seu amigo Matt) pois sempre que Cassel via ele Saul estava sempre com pressa, o apelido pegou e ele o usa até hoje, filho de dois artistas, o pai produtor Tony Hudson, inglês e (judeu) e sua mãe Ola Hudson figurinista afro-descendente estadunidense. Mudou-se para Los Angeles, Califórnia, EUA aos 11 anos. Aos 15 anos, ganhou um violão de uma corda só de sua avó que ela pensou que seria um contra-baixo.Após seu professor ver que Slash não sabia o que era um contra-baixo e nem sabia o que realmente queria tocar, ele deu aulas naquele mesmo violão com uma corda só até que ele comprasse uma guitarra e conseguisse fazer a sua música sozinho.
Após conhecer o guitarrista Izzy Stradlin em uma loja em que trabalhava(Izzy gostou de seus desenhos e foi cumprimentá-lo), conheceu Axl Rose. Ambos Tracii Guns e Slash queriam entrar para o Guns como guitarristas solo. Na época, Slash foi escolhido pois três dias antes de um show Tracii Guns teria desistido . Assim deixou o Hollywood Rose que fundiu-se com o L.A. Guns e também abandonou o Tidus Sloan que era sua banda de garagem que havia começado. (Escrito em seu livro: Slash by Slash and Anthonny Bozza). Depois disso, precisaram de um baterista e rapidamente Slash, lembrou que Steven Adler seu amigo de adolescência tocava bateria e chamou-o para o Guns N' Roses. Suas influências musicais são: Led Zeppelin, Black Sabbath, Eric Clapton, Rolling Stones, Aerosmith, Jimi Hendrix, Jeff Beck, Neil Young, Iggy Pop, Brian May do Queen e Eddie Van Halen do Van Halen, além da grande influência em rock, Heavy Metal e até black metal . Muitas pessoas afirmam a incrível semelhança que ele consegue ter com algumas de suas influências Jimmy Page (guitarrista do Led Zeppelin), Joe Perry (guitarrista do Aerosmith) e (Jimi Hendrix, das influências citadas, é com certeza a mais evidente).
Saiu do Guns N' Roses em 1996, por não ter mais um bom relacionamento com Axl Rose (Axl tirou o som de Slash como o mais alto na mixagem e deu o privilégio ao recém-chegado Paul Tobias abafando seus solos). Este parecia ter sido o momento crítico. Slash já tivera problemas com a banda em outras vezes, como por exemplo na gravação da música "Sympathy for the Devil" (Rolling Stones), gravada para o filme Entrevista com o Vampiro, onde seus solos não foram incluídos na mixagem final. Slash foi fundamental na identidade da banda, resgatando solos do passado, buscando influências dos guitarristas que ajudaram muito ao surgimento do rock, usando suas influências do Blues, sempre fazendo covers e boas apresentações ao vivo.
Slash também participou de gravações com o cantor Michael Jackson e ajudou nas músicas "Black or White" e "Give in to Me" na qual participou do clipe. O trabalho com o cantor também levou o guitarrista a o show de comemoração de 30 anos da carreira de Michael e em MTV Music Awards.
A partir de 2004, Slash formou o Velvet Revolver, juntamente com Duff e Matt Sorum e o vocalista do Stone Temple Pilots, Scott Weiland. Stradlin também faria parte do projeto, porém preferiu não continuar. Assim Dave Kushner (que Duff o achou e Slash havia estudado com ele no colégio) assumiu a guitarra base. Em 12 de abril de 2007 o Velvet Revolver abriu o show do Aerosmith no Morumbi em São Paulo.
Em 2009, Weiland saiu do Velvet Revolver para voltar ao Stone Temple Pilots e até então, o Velvet Revolver está sem vocalista. Já lançou 2 discos com a banda, e está a procura de um novo vocalista para gravação de um futuro álbum.
Em abril de 2010 Slash lançou seu primeiro álbum solo, o homônimo Slash que conta com diferentes vocalistas como Fergie (Black Eyed Peas), M. Shadows (Avenged Sevenfold), Ian Astbury (The Cult), Dave Grohl (Foo Fighters), Chris Cornell (Soundgarden) e Iggy Pop, Ozzy Osbourne, Kid Rock, além dos ex-Guns n' Roses: Steven Adler, Izzy Stradlin e Duff McKagan.
Slash sempre é chamado para fazer alguma participação especial em shows de vários artistas.
Recentemente disse que é muito viciado no jogo de video-game Guitar Hero, e aproveitando isso, os produtores do jogo chamaram ele para fazer parte de um de suas versões, Guitar Hero III: Legends of Rock.
Slash foi casado duas vezes, o primeiro casamento com Reneé Suran, e o segundo com Perla Ferrer, com quem teve dois filhos, London e Cash.
Carreira Solo
Slash lançou seu primeiro álbum solo no ano de 2010. Neste álbum tem as seguintes músicas:
‘Ghost’ (featuring Ian Astbury) ‘Beautiful Dangerous’ (featuring Fergíe) ‘Nothing To Say’ (featuring M Shadows) ‘Crucify The Dead’ (featuring Ozzy Osbourne) ‘Promise’ (featuring Chris Cornell) ‘By The Sword’ (featuring Andrew Stockdale) ‘Doctor Alibi’ (featuring Lemmy) ‘Saint Is A Sinner Too’ (featuring Rocco De Luca) ‘Watch This’ (featuring Dave Grohl and Duff McKagan) ‘I Hold On’ (featuring Kid Rock) ‘Gotten’ (featuring Adam Levine) ‘We’re All Gonna Die’ (featuring Iggy Pop) ‘Starlight’ (featuring Myles Kennedy)
Equipamento
Slash usa palhetas Dunlop Tortex 1.14, e acordamento Ernie Ball Power Slinky, .011-.048.
Guitarras
Slash possui mais de 100 guitarras.Sua primeira Guitarra foi uma Memphis do modelo Les Paul[1] A guitarra que ele usou para gravar o álbum Appetite For Destruction foi uma 1959 Les Paul Replica feita à mão, sem escudo e com dois captadores Seymour Duncan. A sua guitarra preferida para apresentações ao vivo é uma 1987 Les Paul Standard. Esta guitarra já teve seu braço quebrado em dois lugares, mas Slash fez o reparo necessário e ele continua a usá-la. Grande parte das guitarras de Slash tem captadores Seymour Duncan Alnico II Pro, que são captadores de saída baixa.[2] .
Sua coleção de guitarras inclui:
- Guild Crossroad Double Neck Godzila
- B.C. Rich Mockingbird
- Fender Stratocaster
- Fender Telecaster
- B.C. Rich Double neck
- Gibson Flying V
- Gibson Explorer
- Travis Bean (usada para slides em "Bad Obsession")
- Slash Custom Les Paul Gold Top Guitar[3]
- Gibson U.S.A Slash Appetite Les Paul 2010.
- Gibson Custom Slash Appetite for Destruction Les Paul 2010
- Gibson Les Paul "Slash" Signature Goldtop
Uma das guitarras favoritas de Slash é a já mencionada 1959 Les Paul Replica. Ele recebeu essa guitarra durante as sessões de gravação para o primeiro álbum do Guns N' Roses, "Appetite for Destruction". Quando ele não estava conseguindo o som que estava procurando, o gerente da banda achou uma 1959 Les Paul Standard Replica. Ele usou esta guitarra em todos álbuns que gravou com o Guns N' Roses e com o Velvet Revolver. A guitarra ainda foi a base para o instrumento do seu personagem no jogo Guitar Hero III: Legends of Rock.[4]
Amplificadores
No palco, ele usa somente amplificadores Marshall. Ele alugou um Marshall 1959 vintage fabricado em 1960 e modificado por Tim Caswell nos estúdios da SIR para as gravações de Appetite for Destruction. Slash gostou tanto do amplificador que tentou mantê-lo, contando a história de que o amplificador havia sido roubado, mas um roadie acabou devolvendo o amplificador acidentalmente. Durante os anos 80, Slash usava um amplificador Marshall JCM 2555 Silver Jubilee Anniversary feito em 1987. ele tinha vávulas de amplificação EL34 e três válvulas pré-amplificadoras ECC83. Para as gravações do primeiro álbum do Velvet Revolver, ele usou um Vox AC30 e pequenos tubos de amplificação Fender (para sons "excêntricos"). Para as gravações do segundo álbum do Velvet Revolver, ele usou o novo amplificador Marshall Vintage Modern 2466.
Equipamento Signature
A Gibson fez duas guitarras para Slash em 1988. A primeira, "Inspired" Slash Les Paul, é uma replica de uma das duas guitarras Les Paul compradas por Slash em 1988. A guitarra tem o acabamento em Faded Heritage Cherry Sunburst, equipada com captadores Seymour Duncan Alnico II Pro e o braço é feito com as exatas especificações da Les Paul original de Slash.
Slash Les Paul Standard é a recriação da Les Paul preferida de Slash e é feita de mogno maciço, com acabamento em Antique Vintage Sunburst. Assim como a original, a guitarra é equipada com captadores Seymor Duncan Alnico II Pro e o braço tem um molde posterior ao da guitarra original de Slash. A guitarra será feita em edição limitada com 1600 unidades.
A Epiphone Les Paul Standard Plustop foi feita para ser uma versão mais acessível do que as duas versões da Gibson, mas ainda sendo um instrumento que oferece alta qualidade. Assim como as versões da Gibson, ela é equipada com captadores Seymour Duncan Alnico II Pro, captador que Slash decidiu colocar em todos os modelos de sua linha de guitarras, e seu acabamento é em Dark Tobacco Burst.[5]
Em 2008, entrou em venda uma edição limitada da "Slash signature Les Paul 'Gold Top'". o modelo fabricado pela Epiphone desta guitarra tem o corpo em mogno maciço com o acabamento em dourado, e com o braço padrão requerido por Slash em todas as suas guitarras, que foi o mais similar ao braço da sua primeira Les Paul. Novamente, captadores Seymour Duncan Alnico II Pro, um item padrão em todas as suas guitarras. Esta versão ainda é equipada com "Epiphone's Locktone Stop Tailpiece" e ponte tune-o-matic, fazendo desse um instrumento mais fácil de tocar, particularmente para novos guitarristas.[6]
A B.C. Rich Handcrafted Mockingbird SL é um modelo signature não-oficial da guitarra B.C. Rich Mockingbird vermelha de Slash (Utilizada no clipe de You Could Be Mine). A SL tem o braço em carvalho e corpo em mogno com a parte externa em carvalho (a Mockingbird de Slash não tem a parte externa do corpo em carvalho), tarrachas Grover Super Rotomatic, trastes em ébano com marcações em forma de diamante, ponte Floyd Rose, captadores Seymour Duncan Alnico II e acabamento em vermelho transparente.[7]
Slash foi o primeiro músico a ter um amplificador, criado pela Marshall para ele. Em 1996, o Marshall Slash JCM 2555SL foi lançado, feito com as especificações do amplificador 1987 Marshall Silver Jubilee 2555 original de Slash. Foram feitas 3000 unidades deste amplificador até ele ser tirado da linha de fabricação.[8]
Discografia
Solo
Título | Data de lançamento | Gravadora |
---|---|---|
Slash | 2010 | EMI |
Live In Manchester | 2010 | Dik Hayd Intl |
Com o Guns N' Roses
Com o Slash's Snakepit
Título | Data de lançamento | Gravadora |
---|---|---|
It's Five O'Clock Somewhere | 1995 | Geffen |
Ain't Life Grand | 2000 | Koch Intl |
Com o Velvet Revolver
Título | Data de lançamento | Gravadora |
---|---|---|
Contraband | 2004 | RCA |
Libertad | 2007 | RCA |
Nenhum comentário:
Postar um comentário